Cocô
1) Descreva cada uma das três fazes definidas pelo autor em sua obra.
Na primeira parte do livro, na qual o autor descreve a fase do desenvolvimento do capitalismo e seus desdobramentos na vida social, afetiva e pessoal dos indivíduos, ele a divide em três fases do consumismo. A fase I, também chamada de fase do mercado de massa, definida entre 1880 e fim da segunda guerra mundial, é caracterizada como o início do desenvolvimento do mercado nacional e escoamento de produtos nas indústrias nacionais. A fase II, chamada também de fase da “sociedade de consumo de massa” ou “sociedade de abundância”, é definida entre 1950 e 1980 e caracterizada pelo ato de consumir tendo como principal objetivo o de conseguir status na sociedade. A terceira e última fase, definida entre 1980 até os dias de hoje, é caracterizada pelo consumismo emocional onde o ato de consumir não mais almeja status ou qualidade do produto, e sim a satisfação do “eu”, a conquista de prazeres e a busca da felicidade.
2) Com relação à segunda parte do livro, por quê o autor divide os indivíduos em cinco grupos característicos? Defina cada grupo.
O autor enxerga nas sociedades atuais, cincos grupos bem definidos de consumidores. Para isso, ele relaciona três desses grupos a deuses gregos e dois deles ele os denomina adequadamente. Começando pelos grupos relacionados aos deuses gregos, o grupo que se assemelha à Penía, deusa da miséria, caracteriza-se por aquele tipo de pessoa que por mais que compre, nunca fica plenamente satisfeito e sempre quer mais. O segundo grupo, no qual se relaciona com Dionísio, deus da felicidade, é caracterizado por um tipo de indivíduo que busca só satisfazer a si mesmo, enxerga o consumo como a forma mais fácil de chegar aos prazeres e à felicidade e não se importa em como suas atitudes podem atingir os outros indivíduos da sociedade. E o terceiro e último grupo se relaciona à Nêmesis,