Coco
A palavra fezes veio do latim “faeces”, que significa “resíduos”.
O alimento leva 72 horas para se transformar em fezes. Ou seja, a janta de hoje só virará coc… digo, fezes, em três dias.
Entre 150 e 450 gramas de fezes, é o que uma pessoa produz diariamente.
50% do conteúdo das fezes humanas é constituído de bactérias.
As fezes são normalmente formadas por bactérias, água e alimentos que o organismo tem dificudade para digerir. Fibras, por exemplo! Por falar em fibras…
Você sabia que grande parte das pessoas com o conhecido “problema de intestino preso” (que os médicos chamam de constipação) tem dieta pobre em fibras?
Sabia que o cheiro ruim do cocô (fezes!!!!!!) é produzido pelos compostos sulfurosos das bactérias presentes nele (nelas!!!)? Quantas bactérias? Não se sabe exatamente, a única certeza é a de que são entre 150 a 500 tipos de bactérias. Por falar nisso…
Sabe o que dá cor às fezes? É uma substância chamada estercobilina, formada no final da digestão. A estercobilina é resultado da oxidação de um produto da digestão da bílis chamado estercobilinogênio.
É verdade que o odor e a cor das fezes podem indicar se a pessoa tem determinadas doenças? Sim. Odor insuportável pode ser sinal de problemas como fibrose cística, pancreatite e infecções do aparelho intestinal. Quando à variação na cor…
Fezes com cor preta podem ser provocadas por alimentos ricos em ferro, mas também podem ser sinal de hemorragias. Muito amarelas, podem indicar problemas no pâncreas. Verdes resultam da ingestão de vegetais folhosos verdes ou são resultado de problemas como diarréia. Brancas ou cinzas indicam possíveis problemas no fígado como bloqueio no canal que expele a bílis. Vermelhas podem ser indício de hemorragias no trato digestivo inferior. Se você notar alterações na cor da fezes, converse com seu médico imediatamente.