Trabalhos
Introdução
A Revolução Industrial começou na Inglaterra em meados do do século XVIII. Para alguns historiadores foi o FIM DO FEUDALISMOINÍCIO e o INÍCIO DO CAPITALISMO. Caracteriza-se pela passagem da manufatura à indústria mecânica. Essa mudança rápida dos meios de produção trouxe nova ordem social e econômica. Com a substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril, a única alternativa que os trabalhadores tinham a oferecer era a sua mão de obra muito explorada e mal paga, o que gerou grande desigualdade social, dividindo a sociedade em duas classes bem distintas: - Burguesia: Grandes empresários donos de industrias - Proletariado: Trabalhadores mau pagos e explorados
Antes
Agricultura
Manufatura
Teares manuais
Depois
Máquinas à vapor
Trabalho em séri
e
Introdução da máquina à vapor no processo produtivo, reorganização do trabalho manufatureiro de forma radical, destituição do artesão independente, introdução da fábrica moderna.
Teares mecânicos
Revolução Industrial e a Sociologia
A revolução industrial signi cou algo mais do que a introdução da máquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos. Ela representou o triunfo da indústria capitalista, que foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o seu controle, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores. A utilização da máquina na produção não apenas destruiu o artesão independente, que possuía um pequeno pedaço de terra, cultivado nos seus momentos livres. Este foi também submetido á uma severa disciplina, a novas formas de conduta e de relações de trabalho, completamente diferentes das vividas anteriormente por ele.