Trabalhos
Crase
A palavra crase provém do grego (krâsis) e significa mistura. Na língua portuguesa, crase é a fusão de duas vogais idênticas, mas essa denominação visa a especificar principalmente a contração ou fusão da preposição a com os artigos definidos femininos a, as ou com os pronomes demonstrativos a, as, aquele, aquela, aquilo. a + a = à a + as = às a + aquele(s) = àquele(s) a + aquela(s) = àquela(s) a + aquilo = àquilo
Para saber se ocorre ou não a crase, basta seguir três regras básicas:
01) Só ocorre crase diante de palavras femininas, portanto nunca use o acento grave indicativo de crase diante de palavras que não sejam femininas.
- O sol estava a pino. Sem crase, pois pino não é palavra feminina.
- Ela recorreu a mim. Sem crase, pois mim não é palavra feminina. Pode até refereir-se a uma mulher, mas a palavra em si não é feminina.
- Estou disposto a ajudar você. Sem crase, pois ajudar não é palavra feminina; é verbo.
02) Se a preposição a for exigida por um verbo que indica destino (ir, vir, voltar, chegar, cair, comparecer, dirigir-se...), troque este verbo por outro que indique procedência (vir, voltar, chegar...); se, diante do que indicar procedência, surgir da, diante do que indicar destino, ocorrerá crase; caso contrário, não ocorrerá crase. Essa substituição serve para demonstrar a existência da preposição e do artigo, cuja junção exige o acento indicador de crase. venho de = vou a venho da = vou à
- Vou a Porto Alegre. Sem crase, pois Venho de Porto Alegre.
- Vou à Bahia. Com crase, pois Venho da Bahia.
03) Se não houver verbo indicando destino, troca-se a palavra feminina por outra masculina; se, diante da masculina, surgir ao, diante da feminina, ocorrerá crase; caso contrário, não ocorrerá crase. Essa substituição serve para demonstrar a existência da preposição e do artigo, cuja junção exige o acento indicador de crase.
- Assisti à peça. Com crase, pois Assisti ao filme.
- Paguei à cabeleireira. Com crase, pois Paguei