Canal supermix
OFICINA: GERAÇÃO ROBO 1 – EQUIPE: DECEPTICONS
SESI – ENSINO MÉDIO
RELATÓRIO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS EM SALA DE AULA
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................. 03 1. MONTAGEM DA EXPERIÊNCIA ........................................ 04 2. OBJETIVO DA EXPERIÊNCIA ............................................. 05 3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ................................... 06 4. RESULTADOS ........................................................................ 06 5. RESULTADOS ........................................................................ 07 6. CONCLUSÕES ........................................................................ 08
INTRODUÇÃO
No ano de 1884, o químico, físico e matemático sueco Svante August Arrhenius (1859-1927) realizou diversos experimentos na Universidade de Upsala, na Suécia, e, baseado nos resultados obtidos, propôs a Teoria da Dissociação Iônica, que lhe rendeu o Prêmio Nobel em 1903. Arrhenius utilizou um equipamento parecido com o mostrado a seguir, na página 04. Nele, temos uma bateria, em que de um de seus polos sai um eletrodo (fio de cobre) conectado a uma lâmpada e o outro fio fica com a extremidade solta. Ele colocava as duas extremidades dos eletrodos em contato com diferentes tipos de soluções e observava se havia passagem de corrente elétrica, o que era evidenciado quando a lâmpada acendia.
Arrhenius percebeu, por exemplo, que quando ele colocava os eletrodos secos no sal, a lâmpada não acendia, isso também ocorria quando ele os colocava na água pura. Porém, quando ele misturava os dois, dissolvendo o sal na água, a lâmpada acendia, ou seja, a solução formada conduzia corrente elétrica.
Arrhenius testou várias soluções e percebeu que quando ele colocava compostos iônicos, como o sal de cozinha e a