Trabalhos
• Montar o experimento de acordo à teoria sugerida para medir a velocidade inicial e a gravidade. Isto é, faça as medidas necessárias para resolver a equação. Dica: fixar um sensor abaixo do ponto de partida do corpo (repouso) e o outro sensor colocar em pontos diferentes de forma que a velocidade
Material Utilizado • Corpos de material diferente
• Suporte
• Cronometro
• Régua milimetrada
• Balança
Procedimento Tenha o cuidado de anotar os erros de leitura de escala associados a todos os aparelhos de medida que usar. Discuta as condições inicias de forma de encontrar a aceleração da gravidade Parte I Medições:
1. Utilize um paquímetro para medir as dimensões necessárias para encontrar o volume. Verifique se a corpo fornecido é de geometria regular.
2. Pesar a massa numa balança tomando os cuidados necessário, para isto, nivelar e tarar a balança antes de cada pesagem.
1.- Verifique a montagem experimental (fig. 1).
Figura 2. Arranjo experimental para o estudo de um corpo em queda livre
2.- Fixe uma altura de queda (grande) e utilize a régua graduada para determinar essa altura. Tenha em atenção os erros sistemáticos que pode cometer nessa determinação. 3.- Deixe cair a esfera 5 vezes. De cada vez o relógio medirá automaticamente o tempo associado ao movimento de queda. 4. Anote, na tabela I, para a altura escolhida, os 5 valores obtidos para o tempo de queda (∆ti). 5. Fixe uma nova altura de queda (menor que a anterior) e repita o procedimento. 6. Proceda como indicado, realizando, pelo menos, 10 alturas diferentes. 7. Repita os passos anteriores utilizando corpos diferentes
Análise dos resultados obtidos
A partir dos resultados obtidos calcule os valores médios e estime os erros estatísticos associados às medidas de tempo correspondentes a cada distância percorrida. Anote estes cálculos numa tabela.
Anote em outra tabela os valores de s, t e