Trabalhos
O SICLOM foi criado com o objetivo de gerenciamento logístico dos medicamentos anti-retrovirais. O sistema permite que o PN se mantenha atualizado em relação ao fornecimento de medicamentos aos pacientes em TARV, nas várias regiões do país. As informações são utilizadas para controle dos estoques e da distribuição dos ARV, assim como para obtenção de informações clinico-laboratoriais dos pacientes de aids e uso de diferentes esquemas terapêuticos.
Objetivos Principais
1. Melhorar a capacidade de resposta da área de logística de medicamentos do Programa Nacional de DST/aids e das Unidades Federadas e Locais;
2. Ampliar a capacidade de planejamento das aquisições dos medicamentos ARV.
3. Aprimorar a qualidade das informações geradas no controle logístico de medicamentos;
4. Otimizar o fluxo das atividades desenvolvidas no processo logístico, nas diversas esferas de gerenciamento;
5. Possibilitar a ampliação de ações para promover a adesão à terapia ARV.
6. Controlar o estoque mensal de cada medicamento nas diversas esferas de gerenciamento, obtendo uma estimativa do estoque disponível na rede de serviços.
7. Possibilitar a ampliação do controle local dos medicamentos utilizados para manifestações associadas a aids ou doenças sexualmente transmissíveis.
8. Monitorar os tratamentos para DST/aids nas diferentes categorias de usuários.
9. Permitir avaliar qualidade da assistência.
Descrição Sumária do Escopo
O aplicativo possui três funcionalidades principais: cadastramento dos pacientes em tratamento, controle da dispensação mensal de medicamentos, controle de estoque dos medicamentos anti-retrovirais e dos medicamentos para tratamento das infecções oportunistas nas farmácias.
Cadastramento de Pacientes
Somente os usuários que forem iniciar o tratamento com anti-retrovirais devem ser cadastrados. Todo usuário cadastrado está automaticamente liberado para receber medicamentos.
Registro de Óbitos
O nome do