Fisiologia
Peixe ósseo: surgiu atravez de uma linhagem com endoesqueleto ósseo pela presença do osso endocondral (osso que substitui a cartilagem durante o desenvolvimento)
A classe Osteichthyes está dividida em três subclasses. Os Acanthodii, um grupo extinto, apresentava nadadeiras pares com uma base larga, sustentadas por espinhos simples. Os Actinopterygii (percas e espécies assemelhadas) tem nadadeiras pares em forma de abano sustentadas por raios moles. Os Sarcopterygii (peixes pulmonados e crossopterígios) possuem nadadeiras pares lobuladas, sustentadas por um eixo central, carnoso e ósseo. * classe Actinopterygii (nadadeira Raiada)está dividida em duas subclasses: Chondrostei, representada por algumas espécies consideradas relíquias e subclasse Neopterigii. Durante a evolução dos condóstreos mais primitivos para teleósteos, os pulmões transformaram-se numa bexiga natatória, a cauda heterocerca tornou-se homocerca e as escamas ganóides modificaram-se para ciclóides.
Os teleósteos, durante o curso de sua evolução, tornaram-se mais hábeis; a nadadeira original única dividiu-se; as nadadeiras pélvicas deslocaram-se para a frente; espinhos desenvolveram-se na maioria das nadadeiras; as escamas mudaram de ciclóide para ctenóide e estenderam-se pelo opérculo e cabeça; a bexiga natatória perdeu a conexão com o trato digestivo e a boca tornou-se bastante protrátil. Os teleósteos sofreram uma enorme adversidade adaptativa. * Classe sarcopterígii (nadadeira lobada) são agrupados em duas ordens. Os Dipnoi (peixes pulmonados) possuem o esqueleto ossificado e placas dentárias para esmagar o alimento, constituído de crustáceos e moluscos; três espécies sobrevivem atualmente nas áreas tropicais da América do Sul, África e Austrália. Os crossopterígios têm um esqueleto bastante forte e muitos dentes cônicos. A maioria está extinta, mas o celacanto marinho ainda sobrevive. Os vertebrados terrestres evoluíram a partir dos crossopterígios primitivos dulcícolas.