Sedentarismo e capacidades físicas
EDUCAÇÃO FÍSICA
JARAGUÁ DO SUL,
MARÇO DE 2011
NOME
EDUCAÇÃO FÍSICA
TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA DE
... DA ... SÉRIE.
PROFESSORA RESPONSÁVEL:
...
JARAGUÁ DO SUL,
MARÇO DE 2011.
❖ SEDENTARISMO
Pode provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio Podendo também ser coadjuvante direta ou indiretamente na causa de morte súbita.
❖ CAPACIDADES FÍSICAS
São definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos:
▪ RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR As condições que permitem a um indivíduo desempenhar atividades físicas aplicando sua capacidade máxima durante longos períodos de tempo.
▪ COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA Conjunto de habilidades desempenhadas com o corpo todo buscando harmonia e o controle de movimentos amplos.
▪ COORDENAÇÃO MOTORA FINA É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. Ex; Recortar, lançar em um alvo, costurar, escrever, digitar, etc.
▪ LATERALIDADE É a capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente. É importante que exista a percepção da diferença entre direita e esquerda, é necessário também que se tenha noção de distância entre elementos posicionados tanto do lado direito como do lado esquerdo.
▪ EQUILÍBRIO DINÂMICO No equilíbrio