Trabalhos
* OBJETIVO: Conhecer o parasitismo num contexto ecológico e como forma de relação entre os seres vivos.
URBANIZAÇÃO DA SOCIEDADE * O êxodo rural, motivado pela forte concentração de renda, pela inexistência de uma política agrícola séria e pela não execução da reforma agrária, tem “inchado” desordenadamente as cidades de pequeno, médio e grande porte. * Principais causas que contribuem para o aumento de incidência das parasitoses nas cidades: Crescimento desordenado dos centros urbanos criando os chamados cinturões de pobreza com elevada densidade populacional em estado de confinamento; Deficiência ou inexistência de abastecimento de água, coleta de lixo, esgôtos, tratamento dos dejetos, etc. Moradia inadequada; Salários insuficientes; Nutrição deficiente; Educação insuficiente; * A transmissão dos enteroparasitos está diretamente relacionada com as condições de vida e de higiene das comunidades urbanas e rurais. * A alta prevalência de parasitos entre as populações de baixo nível sócio-econômico éresultante do padrão de vida, de higiene e de educação, os quais, são inadequados deficientes.
A erradicação de parasitoses intestinais requer melhorias das condições sócio-econômicas, no saneamento básico e na educação sanitária, além de mudanças de certos hábitos culturais.
POR QUE AS DOENÇAS PARASITÁRIA ESTÃO ASSOCIADAS À POBREZA, À FOME, AO ANALFABETISMO E A INJUSTIÇA SOCIAL?
* ECOSSISTEMA É a unidade funcional de base em ecologia representando uma comunidade ecológica ou um ambiente natural onde há um estreito relacionamento entre as várias espécies de animais, vegetais e minerais. ECOLOGIA É o estudo das relações dos seres vivos