Plano de oficina
TEMA
Vulcão.
OBJETIVO • - Mostrar aos estudantes, a partir de uma maquete, os processos geológicos que culminam com a formação de vulcões. • Explicar o funcionamento de vulcões.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
1 Problematização inicial Um estudante de escola rural, para chegar à escola percebe a existência de vários corpos d’água. Ele percorre o mesmo caminho todos os dias. Sua casa localiza-se em uma região de considerável altitude, onde ao lado de sua casa, percebe-se um banhado (nascente). No caminho, após caminhar certa distância, ele precisa atravessar um pequeno riacho. Mais adiante ele necessita atravessar um rio maior para poder chegar finalmente em sua escola. O menino observa que em épocas de chuva intensa, a vazão dos afluentes e rio aumenta exponencialmente, enquanto que em épocas de estiagem, a vazão diminui muito. Isto se observou após o aterramento da nascente que se localizava ao lado da casa do menino. Então, o menino pergunta-se: “Será que o banhado exercia alguma influência sobre o rio?” O menino verificou também que em locais onde não havia mata ciliar o rio encontrava-se assoreado devido o processo intenso de erosão. Então ele questiona-se: “Qual a importância da vegetação nestes locais?”
2 Organização do Conhecimento
a) Montagem do experimento conforme descrito abaixo:
Materiais necessários:
- Argila, secante de argila, termolina leitosa, madeira para servir de base, frasco de vidro pequeno, tinta na cor branca, marrom, detergente, bicarbonato de sódio, vinagre, corante na cor vermelha ou laranja, água.
Procedimentos:
- Pegue a madeira para servir de base do vulcão.
- Utilizar a argila para modelar o vulcão.
- Deixar no topo um espaço para poder encaixar o frasco de vidro.
- Quando o modelo estiver pronto, colocar o frasco de vidro dentro e deixar secar.
- Passar o secante na argila e deixar secar.
- Colorir o vulcão com as tintas branca e marrom.
- Simulação da erupção