E touchdown
“A PREVALÊNCIA DAS LESÕES E A IMPORTÂNCIA
DA FISIOTERAPIA EM JOGADORES DE
FUTEBOL AMERICANO ”
Ana Paula Machado Eric J. de Campos Fábio F. Duarte
Rio de janeiro, Fevereiro 2011
Pós Graduação – Universidade Gama Filho Traumatortopedia
Justificativa
• Através da convivência com técnicos de FA, e à medida que ia conhecendo melhor as regras, notamos a alta incidência de lesões, que atribuí à biomecânica deste esporte, resultando neste modesto artigo, ora apresentado como conclusão do curso de pós-graduação.
• A intenção deste estudo é de identificar os benefícios da fisioterapia na saúde e no desempenho do atleta, com vistas a proporcionar-lhe melhor qualidade de vida, pois cada atleta afastado da atividade da equipe por motivo de saúde causa ao time algum tipo de instabilidade.
Rio de janeiro, Fevereiro 2011
Pós Graduação – Universidade Gama Filho Traumatortopedia
O objetivo deste estudo foi quantificar as predominantes lesões dos jogadores de futebol americano, identificando local e tipo das lesões ocorridas, bem como verificar a importância de um tratamento fisioterapêutico para otimizar o aspecto técnico
(ou desempenho) a favor da equipe.
Rio de janeiro, Fevereiro 2011
Pós Graduação – Universidade Gama Filho Traumatortopedia
Foi realizada pesquisa de campo com jogadores de futebol americano de 2 times cariocas do torneio semi profissional de grama da liga Brasileira de FA e do Carioca Bowl (torneio amador nas praias do Rio).
Informou-se todos os participantes sobre os procedimentos de avaliação: questionário com 10 perguntas objetivas e Termo de Consentimento Livre Esclarecido assinado a autorizar utilização dos dados para fins científicos.
Também houve revisão bibliográfica, como dados da Pub Med e Lilacs, no período de 2003 a 2010, em inglês e português, bases eletrônicas, e fontes primárias (livros sobre esporte/futebol americano, lesão e fisioterapia).