Plano de Estrategia - Oficina
Teoria das 5 forças:
CLIENTES
CONCORRÊNCIA
O consumidor tem hoje mais incentivo para troca de carro visto o aumento da oferta. O custo de manutenção de carros antigos é uma preocupação, assim como o problema de vícios ocultos em usados. Seu hábito de compra de serviço está associado a confiança e comodidade.
A rivalidade é intensa, mas o consumidor não dispõe de instrumentos de análise comparativa. A indústria é pulverizada e extremamente frágil ante aos fornecedores e montadoras. As concessionárias monopolizam a frota até 2 anos em virtude da garantia. Existe amplo espaço para segmentação / especialização. Frota sofisticada com mais de 2 anos cada vez maior, com franca exclusividade das concorrências da marca. Existe alto grau de informalidade neste segmento de economia.
FORNECEDORES
NOVOS ENTRANTES
Os fornecedores de autopeças historicamente tratam mal o mercado de reposição, com preços altos e problemas de garantia. Sua atividade está relacionada a atividade das montadoras e a disponibilidade de peças é influenciada por flutuações de demanda constante.
Tecnologia de redução de custos de manutenção (equipamentos de diagnóstico e regulagem)
PRODUTOS SUBSTITUTOS
Aluguel de carros de não representa uma opção viável e alternativa devido ao alto preço. Transporte urbano de Piracicaba é razoável e extremamente inseguro.
Análise SWOT:
Link com as duas análises:
A manutenção de automóveis passa por uma lenta, mas segura transformação em função do aumento da complexidade dos carros pelo advento da computação. Assim, o poder de barganha dos clientes tem aumentado, assim como a integração da cadeia de valor tem afetado sensivelmente os fornecedores de autopeças. Estes ainda tem o mercado de reposição como uma opção não muito segura.
A concorrência é intensa, mas o relacionamento como os clientes ainda