Sistema do Dólar Flexível
ECONOMIA III – 1º semestre 2014 - Prof. Carlos Eduardo F. de Carvalho
- Diego Diaz Pimentel – RA00105957
QUESTÃO 3 O sistema de Bretton Woods, planejado ao final da Segunda Guerra Mundial, tinha como objetivo criar um novo sistema monetário internacional, com o objetivo de se restabelecer uma nova estabilidade monetária mundial, abalada pela Crise de 29, que enterrou definitivamente o antigo sistema de padrão ouro. Esse novo sistema foi criado a partir das lições aprendidas com o fracasso da tentativa anterior de alcançar a estabilidade internacional na década de 20.
O período que vai entre 1875 a 1914, foi um período de enorme estabilidade monetária, em especial na Europa. Isso ocorreu, devido ao padrão ouro que era utilizado. O fato de as principais economias do mundo na época manterem valores fixos com relação ao ouro. Além disso, era permitido um movimento relativamente livre do ouro entre os países, e era possível trocar as moedas nacionais por ouro. Porém, esse sistema teve de ser abandonado com a eclosão da 1ª Guerra Mundial, que abalou a economia mundial, e destruiu toda a estabilidade monetária mundial, e arruinou as principais economias que sustentavam o padrão ouro, França, Alemanha e, em especial o Reino Unido, que era o pilar desse sistema. Outro importante pilar era o livre-comércio pregado pelos países industrializados, com taxas de cambio semelhantes permanentemente, o que tornava o comércio estável, e facilitava a liquidez do ouro.
Com início da década de 20, após o fim da guerra e superado o caos imediato do pós-guerra, os países europeus foram aos poucos tentando retomar o padrão ouro. Porém, essa tarefa se demonstrou impossível, uma vez que o mundo que emergiu da guerra era radicalmente diferente do que existia antes dela. Primeiramente, o Reino Unido já não possuía a mesma quantidade de reserva de ouro que tinha anteriormente e nem a capacidade para obtê-la, uma