Trabalhos
Este capítulo descreve a metodologia proposta para avaliação de uma fusão ou aquisição, descrevendo um breve histórico do processo. A metodologia é dividida em seis etapas. São elas: a definição da motivação do negócio, a escolha da empresa alvo, a avaliação do negócio, a estruturação do negócio, a forma de pagamento e o pós-aquisição.
3.1 Histórico das Fusões e Aquisições
Os primeiros processos de F&As foram registrados logo no início da
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0312512/CA
revolução industrial. Segundo Camargos (2003), a partir do fim do século XVIII, houve uma forte concentração de capitais, o que favoreceu as ondas de F&As ocorridas. Estas ondas podem ser descritas como no quadro que se segue: Onda Características Iniciada com a recuperação da depressão mundial de 1883, perdurou até a depressão de 1904. Teve como A grande Onda de Fusões (1887-1904) características predominantes as grandes transformações nos transportes, comunicações, tecnologias de manufatura; competição e instituições legais, com consolidações nas indústrias de petróleo, aço, tabaco e outras áreas básicas, além da formação de grandes monopólios. O boom do mercado de capitais ajudou os investidores financeiros a consolidar firmas em vários setores, como o de Movimento nas Fusões (1916-1929) serviços de utilidade pública (elétrico e de gás), o de comunicações e o automobilístico. As fusões de várias empresas em uma única companhia não foram mais permitidas por leis anti-truste. Esta onda apresentou mais fusões por integração vertical e diversificação do que a precedente. Foi caracterizada por fusões que visavam o poder de oligopólio, enquanto a onda precedente caracterizou-se por fusões que objetivavam o monopólio (STIGLER, 1950).
O Processo de Análise de Fusões e Aquisições
37
Onda
Características Predominaram as fusões que visavam à diversificação, do tipo conglomerado, com a união de diferentes atividades, como uma