Tomada de decisão empresarial
O trabalho á seguir foi elaborado para levantar informações sobre contabilidade, gestão financeira, matemática financeira e gerência financeira. Seu objetivo é em buscar responder questões em termos técnicos sobre esses assuntos sempre dando ênfase à importância dessas ciências para o dia a dia do gestor. Antes visto com um simples departamento nas organizações, a contabilidade hoje é uma área indispensável para as empresas. Já o gestor financeiro precisou evoluir de simples digitador e processador de informações para um profissional mais completo e com visão ampla de mercado, mercado cada vez mais competitivo e que requer profissionais com vocação e que gostem daquilo que fazem.
Existem alguns pontos de decisão nas empresas que, de um modo geral, não são bem avaliados. Um desses pontos é a ausência integral (ou quase) de adequado controle patrimonial.
Os bens vão sendo adquiridos ou produzidos in company e assim passam a compor o patrimônio das empresas, na conclusão desses eventos. Só que, para cada uma das incorporações patrimoniais os procedimentos observados são diferentes.
Na aquisição de um bem, fica mais fácil a sua identificação pela Nota Fiscal de compra, por outro lado, na fabricação de itens de móveis e utensílios para uso próprio, há a necessidade de um controle maior de apuração para o adequado registro.
Ocorre que, o que se vê, é que todos os gastos envolvidos na confecção in company de produtos de mobiliário e instalações são alocados ao resultado, quando deveriam ser apurados para determinar o valor do bem a integrar o patrimônio da empresa.
Em decorrência dessas circunstâncias, o que se vê na prática é uma enorme quantidade de empresas que, por falta do registro da integração do bem patrimonial à contabilidade, acabam sendo também descurados os controles físicos de identificação, localização, responsabilidade, cautela, fichamento, etc.
Segue um breve modelo de