Trabalhos
Princípios contábeis podem ser conceituados como às informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão acerca dos fenômenos e eventos contemplados pela contabilidade. Informações que são a cristalização da analise e observação da realidade econômica, social e institucional.
São duas as condições básicas para que um princípio supere a fase de tentativa e se transforme em amplamente aceito e, portanto, incorporado a doutrina e pratica contábeis. I- Deve ser considerado praticável e objetivo pelo consenso profissional; II- Deve ser considerado útil.
Alguns princípios contábeis
Entre os vários princípios e conversões aceitos na atualidade, podemos destacar os seguintes:
Princípios:
* Entidade * Continuidade * Prudência (Realização) * Custo com base de valor * Confrontação das despesas e das receitas * Denominador comum monetário.
Conversões: * Consistência * Conservadorismo * Materialidade * Objetividade Principio da Entidade O patrimônio da entidade não se confunde o dos seus sócios ou acionistas, ou proprietário individual.
Este princípio parece-nos de profunda validade pois consolida a antiga distinção jurídica entre pessoas físicas e jurídicas.
Principio da Continuidade
O principio da Continuidade, pressupõe que a entidade continuará por um tempo indefinido, mesmo que haja indícios de que possa ocorrer o contrário. Para isso são considerados os atos e fatos, quantitativos e qualificativos, classificados e avaliados. Este principio é indispensável à correta aplicação do Principio da competência, por relacionar-se diretamente à quantificação dos componentes Patrimoniais e a formação do Resultado. Também avalia a capacidade de geração de resultados futuros.
Principio da Competência ( Realização) As receitas e despesas devem reconhecidas na apuração do resultado do período a que pertencerem e, de forma simultânea,