Trabalhos
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO CORPORATIVO
2013
O PACTO GLOBAL.
Aluno (a):
Margareth Neves Silveira RA 113112430
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
A responsabilidade social vem tornando-se um tema cada vez mais constante junto às organizações, exercendo grande influência em seu comportamento e sua imagem. Desta maneira, muitas organizações o estão incluindo em seu plano estratégico, a fim de conseguir maior competitividade no mercado e imprimir um novo significado à empresa.
Segundo Toldo (2002), a responsabilidade social é o comprometimento permanente da organização na adoção de comportamento ético, na contribuição para o desenvolvimento econômico, melhorando de maneira simultânea a qualidade de vida de todos aqueles envolvidos com a organização de maneira direta ou indireta, abrangendo a sociedade como um todo.
Richard Daft (1998) afirma que a responsabilidade social se traduz na obrigação da administração em tomar decisões e ações de maneira a contribuir para o bem estar e interesses tanto da organização quanto da sociedade.
Podemos então complementar que para uma organização ser considerada responsável socialmente, ela deverá ir além da realização de ações filantrópicas emergenciais, terá que adquirir uma consciência social, ambiental e econômico. Conseguir perceber o quanto sua sobrevivência depende do meio ao qual está inserida, imbuindo esta percepção em todos que fazem parte da organização, gerando inclusive uma mudança dos valores e cultura organizacional.
Pensando nisto a ONU criou o Pacto Global, para poder dar diretrizes as empresas que estão comprometidas em ajustar suas operações e estratégias com os dez princípios universalmente aceito nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Segundo informações extraída da Web site Pacto Global são eles:
1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos