Nós e amarras
Página 1 de 5
Nós úteis
Nó Direito:
Para emenda de cabos.
Nó de Azelha:
É usado para suspender prumo, formar uma alça ou asa, ou destinado a pendurar um cabo. É dado na ponta de um cabo, não poderá receber esforço, pois será difícil de desfazer. Outras vezes é feito em ponto poído do cabo para substituir o catau.
Balso pelo Seio:
É o nó dado em cabos, dobrados, de modo que fiquem duas alças firmes, usado em casos de salvamento, ficando as pontas do cabo livres para o trabalho de descer e guiar o paciente.
Cadeira de Bombeiro:
Ë o nó feito com duas alças amplas, uma para atuar sob os braços e a outra por trás dos joelhos, ficando as pontas do cabo livres para os casos de salvamentos, sobretudo de altura, em casos de incêndios. o nó é reforçado por dois cotes laterais, para firma-los bem.
Catau:
Para encurtar um cabo frouxo.
Nó de Correr:
Feito com uma alça para apertar sempre que puxar.
Nó Direito Alceado:
É o nó que quando precisa ser solto, e é feito deixando-se uma alça em um dos chicotes bastando, então puxar uma das extremidades para que ele se disfaça.
Nó Enfardador:
Nó utilizado para esticar um cabo. Prende um cabo a um estai (Ribeira) e em seguida, no outro estai, faz-se um S na corda colocando a ponta do S virado para o lado onde foi feito a Ribeira,
http://www.clubedesaopaulooffroad.com.br/dicas/nos/nos.htm
19/01/2012
Nós úteis
Página 2 de 5
fazendo-o um cote, do outro lado, ficará com um alça. Pegue a ponta da corda e de uma volta sobre a árvore, esticando-a e volte pela árvore dando no cabo vários cotes.
Nó Escota:
Para emendar cabos de diâmetros igual ou desigual, ou para prender o cabo numa argola.
Nó de Fateixa:
É o nó que se faz para firmar um cabo em uma barra, num arganéu, para amarrações firmes, ou para prender a fateixa, que é âncora pequena como argola. O nó consiste em uma volta redonda com cotes, passando o primeiro por uma volta, para não apertar.
Volta da Fiel:
Para