Apostila de nos e amarras
Amarrar o sapato, colocar o avental ou a gravata são exemplos do quanto utilizamos os nós no dia-a-dia. Um nó nada mais é que um enlaçamento de uma ou mais cordas formando uma massa uniforme. Quanto mais apertado o nó, mais peso ele poderá suportar. A corda consiste em um conjunto de fibras torcidas ou trançadas entre si. Ela é usada principalmente para acampamentos, navegação construção e muitas outras atividades.
2. Tipos de Corda
A corda recebe o nome da espécie da fibra empregada na sua fabricação, podendo ser de origem animal, vegetal ou sintética.
2.1 - Fibras de Origem Animal: seda, crina e couro.
2.2 - Fibras de Origem Vegetal: sisal, cânhamo, coco, algodão e juta.
2.3 - Fibras de Origem Sintética: náilon, polipropileno e polietileno.
As cordas de origem animal são raras e de uso limitado. As de fibra vegetal são comum e muito utilizadas. As melhores cordas são feitas de cânhamo, que não é abundante na natureza. Por isso boa parte das cordas encontradas no mercado é de juta. As cordas de fibras naturais apresentam algumas desvantagens: quando molhadas, incham, dificultando o desate do nó, além da tendência de ficarem muito quebradiças, apodrecerem com facilidade, bem como sofrerem a ação da água do mar. Sol forte e produtos químicos também desgastam esse tipo de corda. Já as de fibras sintéticas tem alta resistência a tração à tração e boa capacidade de carga; elas absorvem choques, são resistentes a danos químicos e à co0rrosão provocada por óleos, petróleo e pela maioria dos solventes. Além disso, por absorverem menos água que as de fibras naturais, sua resistência tende a ser constante quando molhadas. A principal desvantagens das cordas sintéticas, porém, é o fato de ser tão lisas que alguns nós se desfazem. Assim, é preciso firmá- los com uma meia-volta ou dobras adicionais. Lembre-se: Não use cordas de fibras diferentes juntas, pois somente a mais resistente funcionará sob tensão.
3. Cuidados Com a Corda
Periodicamente as