o enigma da morte
APOSTILAS DE NÓS – ESPECIALIDADE AR-38
1. Fundamentos
O desbravador deve saber fazer nós, pois eles são essenciais para as atividades de acampamento e também para a vida no dia a dia. O conhecimento básico de um bom grupo de nós, em situações de risco, poderá ser um fator determinante para ajudar a salvar vidas.
Considera-se, geralmente, que os nós realmente úteis têm como características básicas:
Serem fáceis de fazer
Serem fáceis de desfazer
Não cederem sob carga
A maioria dos nós pode ser feita de mais de uma maneira. Portanto uma maneira não é melhor que outra contanto que o resultado final seja o mesmo. A maioria dos nós simétricos (aqueles que se espelham da direita para a esquerda ou de cima para baixo) tem mais méritos que os demais.
Adicionar voltas (ou cotes) extras pode ajudar em muitos casos. Por exemplo, usar três cotes (em vez de dois) na Volta Redonda quando utilizar material escorregadio.
Um conjunto de 10 nós básicos serve muito bem para a maioria das situações se você for criativo na utilização deles. Adicione outros na medida em que surgirem as necessidades.
Um nó é mais útil quando é feito com facilidade e sem muito esforço. A única maneira de atingir esse resultado é através de prática, prática e mais prática. Você consegue fazer seus nós com os olhos fechados?
Conhecimento de resistências de cordas é essencial quando a segurança estiver em jogo. Tente conseguir pelo menos um livro sobre o assunto para a sua biblioteca.
2. Constituição das cordas
2.1. Cordas de fibra de origem natural
As fibras de origem natural mais utilizadas no fabrico de cordas são: manilha, sisal, juta, algodão e cânhamo. Geralmente as cordas de fibra natural levam o nome da planta da qual a fibra foi obtida. Com o objetivo de aumentar a durabilidade da corda, são impregnadas com óleo durante sua manufatura, o que lhes confere um aumento de 10% no peso.
2.2. Cordas de Fibra de Origem Sintética
Corda de Poliéster
As