Trabalhos
- Podem ser fabricadas a partir de partes dos microrganismos que estimulam o organismo da pessoa a constituir uma proteção contra determinada doença, ou seja, anticorpos.
- Após a pessoa ser vacinada, faz com que o organismo consiga produzir esses anticorpos durante muito tempo, muitas vezes a vida toda.
- As vacinas que se encontram atualmente disponíveis são baseadas em microorganismos vivos atenuados, microrganismos vivos inativados, extratos de microrganismos ou proteínas recombinantes.
- Além dessas formas, encontram-se em estágio experimental as vacinas à base de peptídios, as que utilizam microrganismos vivos recombinantes e as vacinas de DNA.
- As vacinas de DNA são menos complexas em termos estruturais e produzem melhor imunidade nos indivíduos.
- Ao contrário das vacinas tradicionais, as vacinas de DNA ao serem aplicadas em alguém, tem o DNA reconhecido pelas células que começam a produzir substâncias que seriam normalmente produzidas por bactérias, vírus ou qualquer outro agente, fazendo com que o organismo hospedeiro reconheça e produza imunidade contra essas substâncias, criando assim uma memória imunológica.
- Com essa vacina será possível combater doenças graves que atacam o organismo, como por exemplo, a aids e a malária.
- Além disso, com a evolução da biotecnologia será possível tratar também da saúde animal.
- A comercialização dessas vacinas vai demorar cerca de 5 a 10 anos.
DESVANTAGENS
- Não substitui algumas vacinas tradicionais, como a anti-pneumocócica.
- Integração do DNA no cromossomo do hospedeiro causando mudanças genéticas, que poderiam levar ao câncer.
- Pode gerar mutação dos