Trabalhos
Introdução
O ensaio de tração é realizado para que possamos obter um maior aprendizado da resistência do material, saber como ele reage ao esforço e seu limite de tração, e através de cálculos proporcionar as propriedades mecânicas do material em questão. É importante destacar que o corpo de prova é padronizado, tornando possível a comparação entre diversos ensaios.
Objetivo Estudar a resistência do material e a análise do seu comportamento quando submetido à tração. O material em questão é o aço 1045, através de um ensaio de tração, saberemos em valores o alongamento do material até sua ruptura e suas tensões.
Desenvolvimento
Procedimentos
• Identificação do material e da norma usada na usinagem do CDP;
• Riscagem do CDP, segundo a norma ABNT NBR; onde Lo = 5 x Øo
• Deve se fazer 10 marcações no comprimento útil Lo
• Fixação do CDP na máquina universal de ensaio;
• Iniciar o ensaio; acompanhar as mudanças na carga aplicada e no comportamento do CDP;
• Após a ruptura faz-se a medição do comprimento final e a análise do padrão da fratura.
Execução do ensaio No dia 20/03/13 foi realizado o ensaio de tração na aula de ensaios tecnológicos com o professor Célio como orientador com metade da sala (2°L de Mecânica). Descemos para a oficina da escola onde fomos divididos pelo professor em dois grupos, cada grupo com seu CDP. O meu com o aço 1045 recozido a uma temperatura de 850ºC por 2hs no forno. O outro grupo com o alumínio comercial. O primeiro passo passado pelo professor foi marcar o CDP com a tinta azul para que fosse feita as marcações. Para marcar o CDP foi utilizado: Traçador de altura (Mitutoyo - com resolução de 0,02mm), paquímetro (Mitutoyo - com resolução de 0,02mm), mesa de desempeno e a base magnética. A marcação consiste em dividir o CDP em 10 partes iguais fazendo o seguinte calculo: . Onde: Lo = 5x Øo , sendo que o Lo é o comprimento útil do material. Medimos seu