Prevenção e combate a incêndios
Ângela Faustino/ Amanda Balieiro/ Derly Grijó/ Mariany Oliveira/ Michele dos Santos/ Tamara Jane.
RESERVAS DE ÁGUA PARA COMBATE À INCÊNDIO – RESERVATÓRIOS: TIPOS/ CAPACIDADES/ FINALIDADES.
Manaus
2012
Ângela Faustino/ Amanda Balieiro/ Derly Grijó/ Mariany Oliveira/ Michele dos Santos/ Tamara Jane.
Trabalho realizado no curso de Segurança do Trabalho, turma: 2SEG1/12N, tendo como requisito básico a AV1 parcial. Professor: Francisco de Paula.
Manaus
2012
1. Introdução
Os incêndios em sua maioria são combatidos com água como agente extintor. Essa característica tem sua principal causa no fato desta água ser de fácil acesso e abundância, tornando-se economicamente viável para os projetos de combate a incêndio, além da facilidade de se armazenar e de transportá-la. Considerando que a propagação nos combustíveis de classe A, ocorrem com maior facilidade, o que justifica a aplicação deste agente.
A água necessária para o suprimento de uma viatura de combate a incêndio é obtida, principalmente, de um hidrante urbano. Mas, existem alternativas, como: hidrantes prediais, viaturas de apoio para transporte de água, reservatórios e mananciais.
Os reservatórios construídos em edificações com a finalidade de suprir as necessidades de demanda são o objetivo desta pesquisa, que visa esclarecer o que são reservatórios, tipos, finalidades e capacidades, bem como, o que são volumes a armazenar e reservas, principalmente, reservas para combate a incêndio, foco maior desta pesquisa.
Portanto, a necessidade de um bom sistema de suprimento, particularmente, em grandes operações, a fim de se evitar problemas de falta de água durante os incêndios, torna-se necessária a sintonia entre suprimento e atividade empregada, uma vez que, a água não pode faltar no local e seu acesso deverá ser hábil e facilitado.
2. As Fontes de Captação Compreende-se por fonte de captação ou de suprimento