Trabalhos
Estereótipos
Conjunto de crenças que se atribuem a membros de grupos simplesmente pelo facto de pertencerem a esse grupo. Aprendidos no decurso da socialização, correspondem a um processo de categorização social, tendo por função simplificar a interpretação que fazemos do real. Os estereótipos, que existem em todas as sociedades, têm uma função de simplificação que permite a adoção de quadros de interpretação do mundo social em que se está integrado. Quando nos comportamos de acordo com os estereótipos, obtemos a aceitação social, porque agimos de acordo com o que está estabelecido. Os estereótipos têm uma: • função social cognitiva porque, ao categorizar a realidade social, transmitem dados que promovem a nossa adaptação; • função socioafetiva, porque dão um sentimento de identidade social ao grupo que os partilha. Reforçam o sentimento do “nós” por oposição aos outros.
Preconceitos
Os preconceitos são atitudes que envolvem um pré-juízo, um pré-julgamento, na maior parte das vezes negativo, relativamente a pessoas ou grupos sociais. Os preconceitos têm uma função essencialmente socioafetiva, dado que manifestam um desejo de coesão e de proteção de um grupo social. O preconceito tem três componentes: componente cognitiva (corresponde a um estereótipo geralmente negativo que se formula face a um grupo social), componente afetiva (refere-se aos sentimentos que se experimentam relativamente ao objeto do preconceito) e componente comportamental (refere-se à orientação do comportamento face á pessoa ou grupo). O preconceito pode refletir-se num comportamento mais ativo concretizando atos de descriminação.
Discriminação
A descriminação designa o comportamento dirigido aos indivíduos visados pelo preconceito. Não se pode confundir discriminação com preconceito, enquanto este é uma atitude, a discriminação é o comportamento que decorre do preconceito. Na base da discriminação está o preconceito que a fundamenta: racial, sexista,