Explicar o que e o sistema operacional e o seu proposito.
Página 1:
Componentes do sistema e periféricos, por si só, não são nada mais do que uma coleção de produtos eletrônicos e peças mecânicas. Para obter essas peças para trabalhar em conjunto para realizar uma tarefa específica, um tipo especial de programa de computador, conhecido como um sistema operacional (SO), é necessário.
Suponha que um usuário deseja escrever um relatório e imprimi-lo para fora em uma impressora conectada. Um aplicativo de processamento de texto é necessário para realizar esta tarefa. Informação é digitada no teclado, exibida no monitor, salvo no disco rígido e então finalmente enviada à impressora.
Para que o programa de processamento de texto realizar tudo isso, ele deve trabalhar com o sistema operacional, que controla funções de entrada e saídas. Além disso, os dados inseridos são manipulados dentro do computador, armazenados na memória RAM e processados pela CPU. Este processamento e manipulação interna também é controlado pelo sistema operacional. Todos os dispositivos computadorizados, tais como servidores, desktops, laptops e handhelds, exigem um sistema operacional para funcionar.
2.1.1 Finalidade de um sistema operacional
Diagrama 2, interativo
O diagrama mostra os componentes de software de sistema operacional entre o usuário e o hardware do computador. Uma esfera de três partes é mostrada com dois anéis exteriores e um núcleo interno. Cada área da esfera é rotulada de para o interior do anel externo. O anel mais externo é denominado o shell, o segundo anel é identificado como o kernel, e o interior maior parte da área é o hardware. O usuário interage com o shell, que interage com o kernel, que, em seguida, controla o hardware do computador. Colocar o mouse sobre o anel exterior shell exibe os dois tipos de interfaces do shell: C L I e G U eu. Cada uma das três áreas da esfera tem uma descrição, como se segue:
SHELL
A interface de usuário que permite que os usuários