Reflexão ética: conduta de risco
Michael Clayton (George Clooney) é um advogado que trabalha alguns anos para uma grande empresa, de advocacia em Nova York. Nas últimas semanas está sendo muito difícil, pois onde ele trabalha é tratado como apenas um funcionário de pouca importância, enquanto na verdade deveria ser sócio; pois seu serviço se resume em ser um faxineiro, onde através de seus contatos influentes, limpa as sujeiras que os grandes clientes da empresa fazem.
Para complementar sua renda, Michael abriu um bar de sociedade com seu irmão, que não colabora muito para dar lucros, uma vez que é um dependente químico. Michael começa a ter problemas conjugais e acaba se divorciando e seu bar vai à falência, e passa a ter uma dívida financeira muito alta.
Michael recebe uma proposta para conduzir um caso muito difícil, depois que seu colega Arthur que cuida de uma grande empresa que tem um processo a seis anos, em uma indústria agroquímica. Seu amigo Arthur sofre um colapso e tenta sabotar todos os casos da empresa e inclusive esse caso de seis anos, então Michael é solicitado para resolver esse problema, já que o amigo teve de se afastar.
Com o decorrer do processo Michael, vai conhecendo a verdadeira história com a qual ele se envolveu e o tipo de pessoa que se deixou se tornar para defender uma causa que coloca em risco a vida de milhares de pessoas. Sendo assim ele toma conta de quantas coisas interessantes estava perdendo de fazer em sua vida, pois só preocupava em gerar lucro para a empresa, independente se isso afetaria outras pessoas.
O que fez Michael tomar uma atitude ética foi seus valores na qual foi adquirido em experiências anteriores, fazendo enxergar que uma conquista profissional e pessoal, não é necessário viver numa ganância de dinheiro e falta de ética, podendo prejudicar seu meio para obter êxito e reconhecimento dos seus