Trabalhos
1- “Converter o conhecimento tácito em explícito significa encontrar uma forma de expressar o inexpressável” Nonaka e Takeuchi.
Explique o processo de criação do Honda city no qual a equipe de desenvolvimento fez uso de linguagem simbólica.
R- Uma das ferramentas gerenciais mais poderosas para a execução dessa tarefa também se encontra no estoque de linguagem figurativa e simbolismos a que recorrem os gerentes para a articulação de suas intuições e insights . A frase “Teoria da Evolução do Automóvel induziu à criação do Honda city . A frase descreveria um ideal. A equipe discutiu e analisou o slogan de Watanabe e desenvolveram uma resposta em forma de um novo slogan: “Máximo de ser humano, mínimo de máquina” , se fosse um organismo, como evoluiria?. A tendência articulada pela equipe acabou assumindo a forma de uma esfera, um automóvel ao mesmo tempo. “curto e alto”. Esse carro, racionaram, deveria ser mais leve e menos dispendioso,mas também mais confortável e mais sólido que os carros tradicionais. A esfera proporcionava mais espaço aos passageiros e ocupava menos espaço nas estradas. Além disso, a forma minimizava o espaço ocupado pelo motor e outros sistemas mecânicos. Daí nasceu o conceito de um produto que a equipe chamou “Tall Boy”, que acabou levando ao Honda City.
2- Conceitue metáfora, analogia e modelo a partir dos exemplos apresentados pelos autores.
R- Uma espécie de linguagem figurativa sobremodo importante é a metáfora. Um método próprio de percepção, o meio pelo qual indivíduos compreendem algo de maneira intuitiva, mediante o uso da imaginação e de símbolos sem a necessidade de análises ou generalizações. “duas ideias numa só frase”(Max Black). Metáforas são harmonizadas pela analogia.
A analogia é um passo intermediário entre a pura imaginação e o pensamento lógico.
O último passo no processo de criação do conhecimento é o desenvolvimento de um modelo real. No modelo resolvem-se as contradições e os