Psicologia do esporte
Psicologia do Esporte
Aluno:
Goiânia, 2012/1 Formação do profissional de Educação Física.
Anos de 70
Neste ano a Educação Física era usada como propaganda do governo em troca de ter fins educativos, onde era voltada para os esportes de alto rendimento como por exemplo o futebol. A educação física teve como objetivo a formação de exército, onde este era composto por jovens fortes e sadios. A educação física escolar eram responsáveis pela formação de novos talentos, onde nas aulas o aluno que tinha mais habilidade tinha favoritismo.
Visão do profissional: Muitos profissionais para garantir o seu emprego faziam o que a política queria, sendo assim focavam no seu trabalho o esporte rendimento, onde nesta época o futebol por exemplo era um esporte que era práticado bastante nas escolas e o aluno que destacava tinha favoritismo, devido a busca de novos talentos.
Anos de 80
Neste ano a Educação física começa a viver uma crise existencial, onde há uma procura de propósitos voltados à sociedade. Devido a mudança no poder, o esporte de rendimento recebeu patrocínios e surgiu empresas (como Pirelli, Bradesco e etc) podendo contratar atletas, surgindo então uma geração de campeões. Na Educação Física escolar ocorreu mudanças, onde começou a valorizar o desenvolvimento psicomotor do aluno.
Visão do profissional: Devido as propagandas feitas desde os anos de 70 e as vitórias o esporte rendimento começou a ganhar patrocínios, sendo assim o profissional buscava treinar bastante o seu aluno/atleta para que este fosse visto pelas empresas. Nas escolas o professor começou a trabalhar com o desenvolvimento psicomotor para a chance de aumentar o número de novos talentos.
Anos de 90
Neste ano houve uma mudança em relação ao esporte, onde este é visto como promoção à saúde acessível a todos, começando a valorização do esporte e