Trabalhos
Cabo Frio, 13 de novembro de 2010
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA..................................4
3 A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA .................................................. 5
4. OS PROCESSOS DE NEGÓCIOS DA TOYOTA............................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................. 7
6. REFERÊNCIAS .................................................................................................................. 8
1. INTRODUÇÃO
Este estudo deriva da motivação da importância que a sincronização da produção com base no takt-time (tempo disponível para a produção dividido pela demanda de mercado); tem dentro do sistema Toyota de Produção (STP). Além de aspectos operacionais, este elemento tem relevância nas discussões de estratégia de produção relativas ao STP, especialmente com respeito à dimensão flexibilidade.
Do ponto de vista da operacionalização dos sistemas de produção voltados para a melhoria do processo, e mais especificamente no caso da STP, várias questões relativas ao tema, ainda carecem de esclarecimentos. Particularmente, as conceituações de tempo e ciclo e takt-time, fundamentais para o entendimento do funcionalismo do STP, são controversas. Mais do que isso, vários textos sobre o sistema Toyota de produção centram suas atenções somente no sistema Kanban (método de fabrico em série aplicado aos processos de aprovisionamentos, produção e distribuição) negligenciando a relevância do takt-time no esquema de gestão de produção.
Outros discordam a respeito do mecanismo da operação-padrão, mas tratam a determinação dos tempos sob a perspectiva de cada célula, sem fazer as armações processuais devidas.
2. O MODELO JAPONÊS DE