trabalhos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAD 0217) – Prática Módulo IV
17/09/2014
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo descrever sobre a física moderna e a física antiga, assim como suas respectivas histórias, características, principais diferenças e semelhanças. Na antiguidade as teorias físicas eram baseadas em termos filosóficos eram raramente verificadas através de testes experimentais sistemáticos. A Renascença trouxe a revolução científica com a redescoberta das antigas culturas gregas, indianas, chinesas e árabes. Foi iniciada com alguns poucos pesquisadores e continua até hoje. A Física é a ciência das propriedades da matéria e das forças naturais. Suas formulações são em geral compactantes expressas em linguagem matemática.
Palavra-chave: sistemas físicos; descobertas; leis .
Introdução
No final do séc. XIX cientistas de todo o mundo acreditavam que os conhecimentos sobre as leis físicas tinham chegado ao fim. Até então, as leis do eletromagnetismo, propostas por James Clerck Maxwell e Michael Faraday, eram consideradas o ponto final do conhecimento físico, e nada mais poderia ser descoberto na ciência da natureza.
Em 1905, Albert Einstein, um jovem e desconhecido físico alemão, publicou a Teoria Especial da Relatividade e a teoria do Efeito Fotoelétrico, que revolucionou a mentalidade científica para o estudo dos fenômenos atômico.
.
2. FÍSICA MODERNA VERSUS FÍSICA CLÁSSICA
A física clássica descreve a maioria dos estudos anteriores ao início do século 20. Ela envolve, tipicamente, conceitos de física de grande porte e seus ramos incluem termodinâmica, eletricidade e magnetismo, mecânica, luz e ótica e som. Já a física moderna está mais preocupada com o mundo microscópico das partículas. Estudada a partir do início do século 20, a física moderna inclui mecânica quântica, a física molecular, física nuclear, física de partículas,