autopsia psicologica
Avaliação retrospectiva
CUNHA, A. C. (Org). Psicodiagnóstico – V. Porto Alegre, Artmed, 2002.
A autópsia psicológica é, para Shneidman (1969), “uma reconstrução das motivações, da filosofia, da psicodinâmica e das crises existenciais de um indivíduo” (p.240), que enfoca o elemento que está faltando, ou seja, a intenção do morto em relação a sua própria morte (Jacobs & Klein, 1993)..
Avaliação retrospectiva que tem como finalidade reconstruir a biografia da pessoa falecida por meio de terceiros (cônjuges, filhos, pais, amigos, professores, médicos, etc.) e da análise de documentos (pessoais, policiais, acadêmicos, hospitalares etc.).
Há quatro questões básicas a serem respondidas na autópsia psicológica: Por quê?, Como?, De quê? e O quê?
Foco da investigação
Motivação (por quê?): identificação das razões psicológicas para morrer, na área da conduta, do pensamento, do estilo de vida e da personalidade como um todo.
Intencionalidade (de quê?): papel consciente do próprio indivíduo no planejamento, preparação e objetivação da ação auto-destrutiva. Precipitadores e/ou estressores (o quê): fatos ou circunstâncias que acionarariam o último empurrão para o suicídio. Letalidade (como?): identificação da escolha do método e grau do auto dano.
Quanto às áreas exploradas
Funções cognitivas; Características de personalidade; Transtornos psicopatológicos e respectivo tratamento; Uso ou abuso de substância; Relações interpessoais; Padrões de ajustamento e dados policiais; História familiar; Problemas de saúde e/ou tratamentos médicos. Dados acadêmicos e profissionais; Aspectos sócio-econômicos e ambientais.
Quanto a epoca de coleta de informações
Vida pregressa, últimos anos, últimos meses, últimas semanas, últimos dias, últimas horas.
Quanto aos instrumentos.
Entrevistas domiciliares: não estruturadas, estruturadas. Análise de documentos: pessoais, policiais, acadêmicos, hospitalares, profissionais, registro da autópsia