trabalhos
Sistema Complemento é um conjunto de proteínas ativadas em forma de cascata, função a lise celular, desenvolvimento de processo inflamatório e a saída de complexos imunes (complexos antígeno-anticorpo) de circulação. Moléculas desse sistema, produzida no fígado e estão presentes no plasma sanguíneo de forma inativa ou baixo nível de ativação espontânea.
A proteína C- reativa
Reativadora do sistema complemento da via clássica e associada ao polissacarídio C do pneumocoso . Durante o processo inflamatório, a CRP aumenta entre 10 a 100 vezes e associa aos resíduos de fosforilcolina de ácido teicóico da parede bacteriana.
Nomenclatura do sistema complemento
Moléculas do sistema complemento de via clássica recebe como nome a letra C associada com número de acordo com a descoberta: C1,C2,C3... A molécula C1 é composto de subunidades Clq , Clr , Cls- formam o que se chama de unidade de reconhecimento .
Ativação do Sistema complemento pela via clássica e alternativa do complemento também podem ser ativadas pelas colectinas , moléculas tipo lectinas que se associam a carboidratos e com estrutura similar a C1q. A ativação da via alternativa ocorre pela ligação de C3b hidrolisado á superfície de alguns tipos de antígenos o que expõe sítios de associação á proteína B.
A lise mediana pelo complexo de ataque á membrana é o principal mecanismo de morte de bactéria de vida extracelular. Outro mecanismo mediado pela ativação do sistema complemento é a opsonização . Complexos antígeno-anticorpo presentes na circulação sanguínea, quando revestidos por moléculas C3b/C3bi/C4b podem ser removidos por hemácias que apresentam receptores Cr1 na membrana.
Ativação do Sistema complemento desencadeia o desenvolvimento do processo inflamatório pela produção do fragmento C3a,C4a e C5a que atuam como anafilatoxinas , induzindo a liberação de histamina pelos mastócitos e basófilos e pela produção de C2b que atua como cinína . Ativação do sistema é regulada por