Trabalhos
Sabemos muito bem que abrir um negócio não é por si mesmo garantia de sucesso. Na verdade, é no dia a dia que nossos empreendimentos são provados, são nas pequenas conquistas que eles se desenvolvem até atingir uma evolução realmente consistente e bem resolvida.
Sim, é um grande desafio frente às quais muitas empresas acabam não resistindo. Mas, de acordo com um estudo do SEBRAE, hoje no país são 7 em cada 10 micros e pequenas empresas que conseguem sobreviver aos críticos dois primeiros anos de atividade. Uma boa melhora, visto que antes de 2005, metade dos novos negócios não conseguia passar desse período.
Quais os motivos por trás dessa mudança positiva? Bem, além do crescimento da economia nacional nos últimos anos, das mudanças na legislação e da diminuição da carga tributária, é possível apontar o aumento da escolaridade dos empreendedores, a maior facilidade de acesso a treinamentos e também a ferramentas que se tornaram mais populares graças às novas tecnologias.
O que vemos são micros e pequenos empresários melhor informados e mais preocupados com a consistência de seus negócios. Por isso eles estão priorizando a questão do planejamento, da gestão e recorrendo com mais frequência a programas de apoio, assessorias e consultorias capazes de lhes oferecerem direcionamentos e outras soluções mais assertivas às suas principais necessidades. Não restam dúvidas de que para crescer (com qualidade) o caminho é justamente esse: profissionalizar sua gestão e planejamento!
2. QUAL O PAPEL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA SOCIEDADE?
As micro e pequenas empresas têm papel fundamental para alavancar o crescimento do País. Os pequenos negócios são de fundamental importância para fomentar o desenvolvimento e contribuir com o avanço do Brasil. A expectativa do BNDES é que a economia cresça acima de 5% nos próximos cinco anos, e que a geração de empregos formais dobre. O Brasil está muito bem, e a micro e pequena empresa é a principal