Pinóquio às avessas
Diante dos conteúdos apresentados na disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teorias do Aprendizado (PDTA) , pode-se notar a importância da Filosofia e da Psicologia no processo de aprendizagem adotado pelas escolas ao longo do tempo. Na obra Pinóquio às Avessas (Rubem Alves-1010) pode-se perceber nuances desse pressuposto,sendo que no momento, atentaremos para as abordagens:Tradicional,Comportamental e Humanista.
Logo de início,nota-se fortemente a predominância da abordagem Tradicional , em que o professor é detentor de todo o saber e o aluno ,um mero objeto bruto a ser moldado.A frase dita pelo pai de Felipe explicita bem este princípio: “Quem não vai à escolar, fica burro.É preciso ir à escolar para ser gente de verdade “. O que chama a atenção neste trecho é a relação subentendida que o pai faz ,entre o professor e a Fada . Bem interessante!
O autor menciona com fidedignidade o universo de pensamentos e questionamentos infantis.Que mente fértil em curiosidades a respeito dos mais variados temas.E saber que existia alguém ,que poderia satisfazer a todas elas e ainda lhe acrescentar mais conhecimento dava a Felipe um forte desejo de conhecer este “fabuloso “ ser chamado professor ! É bem referenciado que ,o que Felipe sabia,na escola , não teria valor , e sim o que o professor ensinaria. Um dos pressupostos da Abordagem Tradicional é que “ os conteúdos passados são verdades absolutas-separadas das experiências”e Segundo Gilbert (1976,p.41) , ”a criança nunca aparece tal como é,com as suas particularidades e a sua história própria, mas como deve ser, não só em relação a um ideal que pode atingir pessoalmente , mas sobretudo em relação à imagem que se tem, em todos os domínios ,da perfeição.” E Herbart (2003,p.180)enfatiza :”Disciplina é a actuação directa sobre a alma da juventude com a intenção de formar”.
Quanto à Abordagem Comportamental, é relevante observar que