trabalhos
DE DESENHO
• A escolha dos materiais está intimamente relacionada à técnica escolhida. Porém tão mais perfeito será o trabalho final quanto melhor a qualidade dos instrumentos e sua forma de utilização.
PRANCHETA
A superfície deve estar livre de trincas e deve ser plana.
As bordas devem ter ângulo reto, sem irregularidades, para que a régua T fique bem encostada e trabalhe sem defeito.
A prancheta deve ser forrada com plástico para permitir traços uniformes.
RÉGUA PARALELA
A régua paralela tem como função o traçado de linhas horizontais paralelas. Fica presa à prancheta através de um sistema de fios e roldanas, que promovem seu deslizamento paralelo sobre a mesa de desenho. Possui em média 100 cm e 120 cm.
RÉGUA T
E uma régua utilizada para apoiar o esquadro, traçar linhas paralelas e inclinadas, guiar outros instrumentos quando apoiada na mesa de desenhos.
Regua T com articulação
Regua T sem articulação
ESQUADROS
É usado para fazer linhas retas verticais com o apoio de uma régua T ou régua paralela e para formar ângulos principais como
30º, 45º, 60º, 90º e combinações de ângulos com dois esquadros é fazer transferência de ângulos.
ESQUADRO SEM GRADUAÇÃO
PAPEL DE DESENHO
As folhas devem seguir os padrões ISO: usa-se um módulo de 1 m², cujas dimensões seguem uma proporção equivalente a raiz quadrada de 2 (841 x 1189 mm). Esta é a chamada folha A0. A partir desta, obtém-se múltiplos e submúltiplos (a folha A1 corresponde à metade da A0, assim como a 2A0 corresponde ao dobro daquela).
BORRACHA
• Existem dois tipos de borrachas branca: para lápis, que é macia e de grão muito fino; e para tinta, que é mais dura, áspera e arenosa.
DIVERSOS TIPOS DE BORRACHAS
Borracha mais dura, áspera e arenosa.
Borracha branca,macia
LAPISEIRA
São mais utilizadas que lápis, pois permitem a troca rápida de grafite.
As versões (dimensões) mais utilizadas são: 0,3 mm, 0,5