Trabalhos
Existem vários softwares que realizam esta tarefa. A maioria destes softwares, entretanto, é pago ou possui grandes limitações em suas versões gratuitas. Alguns sites também cobram pelo serviço de vasculhar em todos os cantos da internet os possíveis casos de plágio de um trabalho.
Mas existem também ferramentas gratuitas (pelo menos por enquanto) e de boa qualidade. Descrevemos neste artigo três formas de detectar gratuitamente casos de plágio acadêmico nas bases de dados disponíveis na internet.
GoogleO bom e velho Google é uma excelente ferramenta gratuita para encontrar casos de plágio na internet. Para isso, basta colocar uma frase ou um parágrafo do texto desejado entre aspas duplas no campo de pesquisa e clicar em pesquisar. Ao colocar aspas duplas em uma frase ou parágrafo, o mecanismo de busca irá buscar as palavras exatamente na ordem em que foram digitadas.
Para facilitar a busca, recomenda-se colocar frases da conclusão ou das considerações finais do trabalho. Afinal, dois acadêmicos podem chegar aos mesmos resultados e às mesmas conclusões, mas dificilmente irão descrevê-los exatamente com as mesmas palavras.
PlagiumO plagium.com é um site desenvolvido pela Septet Systems Inc. e que utiliza técnicas avançadas de busca para aprofundar a exploração de documentos na internet. O serviço de busca por plágios é gratuito, prático e bem simples de usar.
Basta digitar ou colar no campo de busca o texto a ser analisado e clicar em “Busca rápida”. Na versão Beta (e gratuita) do site, o texto é limitado ao tamanho máximo de 25 mil caracteres, que são mais que suficientes para detectar a maioria dos casos de plágio.
Nos resultados da pesquisa é possível encontrar