Trabalhos
Ciência que estuda o comportamento da Economia de uma forma geral, através de um conjunto de informações, onde há análise – de conceito, definição, leis, normas - da produção, investimento, poupança, desemprego, nível geral de preços etc.
SOCIEDADE E EMPRESA NA MACROECONOMIA
Sociedade – Pessoa física que tem a necessidade, desejo e/ou vontade daquilo que pretende obter, comprar (consumir). Porém, o consumidor realiza uma pesquisa de um bem ou serviço por um preço definido em um determinado mercado - DEMANDA.
Empresa – Pessoa jurídica que tem o papel de produzir aquilo que o consumidor pretende adquirir. Para realizar uma produção a empresa precisa de recursos naturais (matéria-prima) e humanos (físico, intelectual...), capital físico (máquinas, equipamentos, instalações) e tecnologia - OFERTA.
A oferta é influenciada diretamente pela demanda. As empresas, além de identificar os desejos e as necessidades de seus consumidores, tem que identificar a demanda para um determinado produto ou serviço, pois, é a ela que vai dizer o quanto se comprará da oferta que a empresa disponibiliza no MERCADO (equilíbrio entre lei da oferta e demanda).
ESCOLA DO PENSAMENTO MACROECONOMICO
* Escola Clássica (Neoclássica) ou Liberal * A produção é o elemento mais importante da evolução da economia; * Oferta gera a demanda agregada; * A economia está no pleno emprego da utilização dos seus recursos de produção; * Deve haver a menor intervenção do governo (ou estado) na economia; * O mercado se ajusta automaticamente; * A demanda se ajusta no nível de oferta da economia.
Estágio (Trecho) Clássico π2
Y
DA
DA
OA π2 π2
Y* = Produto de pleno emprego
Y*
* Escola Keynesiana (Keynes) * A economia não está no pleno emprego da capacidade da produção; * A preocupação da teoria Keynesiana é com a geração do emprego; * Deve haver a maior intervenção do governo (ou estado) na