Trabalhos
Módulo Competências Básicas
Atividade Final
Dados de identificação:
Cursistas: Cecília G. Picagevicz Marilda B. Corrêa
Tutora: Márcia Baldini
Outubro 2012
Cascavel-PR
Objetivos:
Geral:
Identificar um problema educacional e fazer uma analise critica propondo uma possível solução.
Específicos:
Reconhecer a importância da educação infantil na primeira infância como base para sua formação como pessoa.
Ressaltar a importância dos educadores na educação infantil identificando as causas da falta desses profissionais na rede publica de ensino.
A importância da Educação na primeira Infância A Educação Infantil é algo mágico, único e essencial na vida do homem; que "canta e encanta" a quem a ela tem acesso; sendo rico e engrandecedor acompanhar o desenvolvimento desses pequenos seres durante essa etapa de suas vidas, (Isabelly Goulart).
Segundo Andrea Ramal o direito à assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento, em creches e pré-escolas, é garantido pela Constituição Federal (art. 7º, XXV) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90, art. 54, IV).
O trabalho nos ambientes educacionais precisa ser de excelência, garantido à criança “acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças” (Res CNE/CEB no 5/2009, art. 8º).
A primeira infância é decisiva no desenvolvimento da arquitetura do cérebro e na formação da pessoa. Por isso, as experiências de aprendizagem devem considerar “as dimensões expresivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças” (Parecer CNE/CEB no 20/2009, pag. 6).
Pesquisas recentes, nacionais e internacionais, comprovam que crianças atendidas em creches de qualidade mostram