Dinâmica molecular
Dinâmica Molecular
Mestrando: Rafael A. C. Amoresi
Dinâmica Molecular
Este texto é dividido em 3 partes, a primeira explicará os fundamentos da
Dinâmica Molecular (DM), a segunda a simulação e a terceira a aplicação da DM.
1. Os fundamentos da DM
Desta forma, a DM, em restrito a apenas a palavra “dinâmica” já detém na física um ramo da mecânica que estuda o movimento de um corpo e as causas desse movimento. Considerando a Dinâmica Molecular como um todo podemos dizer que ela é uma ciência que estuda o comportamento de um sistema de partículas dependentes do tempo. Partindo-se da premissa que as moléculas se interagem entre si, os cálculos de trajetória destas partículas (moléculas consideradas partículas) são baseados nestas forças intermoleculares. O resultado deste estudo, é a tal ferramenta computacional, muito utilizada por exemplo, em química medicinal para o planejamento racional de fármacos, ou seja, o planejamento induzido do material. Esta energia potencial, obtida empiricamente, é que fornecera os dados para a realização dos cálculos no estudo do arranjo das partículas e que é discorrido de forma mais aprofundada à frente.
As Leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton em 1687, descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças. Na primeira lei de
Newton, apenas para relembrarmos, é conhecida com principio da inércia, afirma que a força resultante é nula, ou seja, um objeto que está em repouso ficará em repouso a não ser que uma força resultante aja sobre ele. A segunda lei de Newton (eq. 1), também chamada de princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante em uma partícula é igual a razão tempo de mudança do seu momento linear em sistema de referência inercial.
(eq. 1)
A terceira lei de Newton, ou Principio da Ação e Reação diz que a força representa a