Trabalhos
Camaquã, setembro, 2014
INTRODUÇÃO SOBRE A FONTE DE ALIMENTAÇÃO
A fonte de alimentação é o dispositivo responsável por fornecer energia aos componentes de um computador. Ela é o componente de onde surge a energia necessária para que as demais peças do computador funcionem. É um tipo de equipamento que deve ser escolhido e manipulado com cuidado.
Afinal, qualquer engano pode resultar em provimento inadequado de eletricidade ou em danos à máquina. Além disso, toda fonte de alimentação tem suas características, como tensão, potência, PFC, eficiência, tipos de conectores, entre outros.
TIPOS DE FONTES E SUAS DIFERENÇAS
Como as fontes de alimentação são equipamentos responsáveis pelo fornecimento de energia, para isso, convertem corrente alternada - energia recebida por meio de geradores, como uma hidroelétrica - em corrente contínua, uma tensão apropriada para uso em aparelhos eletrônicos.
Assim, a energia que chega às tomadas de nossas casas em 110 V ou 220 V é transformada em tensões como 5 V e 12 V. Os computadores usam fontes de alimentação do tipo chaveada. É um padrão de fonte que faz uso de capacitores e indutores no processo de conversão de energia.
Recebe esse nome por possuir um controle de chaveamento que "liga e desliga" a passagem de energia, de forma a gerar e fixar uma tensão de saída. Há também uma categoria chamada fonte linear, mas esse tipo não se mostra adequado aos computadores por váriosmotivos, entre eles, tamanho físico e peso elevado, além de menor eficiência (conceito que será explicado neste texto), uma vez que fontes lineares utilizam um "excesso" de energia para manter sua tensãode saída, gerando também mais calor. Nas fontes chaveadas isso não ocorre porque esse tipo simplesmente desativa o fluxo de energia em vez de dissipar a "sobra". Além disso, fontes chaveadas