Trabalhos
Disciplina: Teorias da Personalidade Turma: D1
Professora: Adriana de Oliveira
Aluna: Rafaela de Souza Pereira RGM: 1320181
Análise do filme- Um Método Perigoso
1 - Diferenciar a teoria de Freud e Jung, dando exemplos no filme.
Para Freud o nosso inconsciente guarda tudo aquilo que foi rejeitado. Jung foi mais além nesse assunto, e fez uma divisão entre o consciente, o inconsciente pessoal (experiência de cada pessoa) e o inconsciente coletivo e foi esse último que gerou discussões e o rompimento entre os dois.
Freud considerava a libido como o único desejo sexual de um homem ou de uma mulher, e Jung debatia que a libido não era a única forma de impulso sexual.
Ao longo do filme, quando Freud e Jung começam a ter contato, um grande exemplo que mostra as diferenças de teorias dos dois é em relação a paciente de Jung, a Sabina Spielrein, quando Freud é contra a relação da paciente com o psicanalista.
2 - Discuta o conceito de anima e animus de Jung.
Anima é o lado feminino que existe nos homens, está relacionada com a personalidade e tem origem no inconsciente coletivo. Para poder explorar a sua anima é preciso primeiro aprender a reconhecer as qualidades escondidas.
Animus é o lado masculino que as mulheres possuem. Ele representa o pensamento irracional e o raciocínio. Também tem origem no inconsciente coletivo.
3 - Discuta a diferença teoria proposta por Jung e Freud: Monogamia versus Poligamia.
Monogamia é quando alguém tem apenas um parceiro ou parceira. Pode ser uma forma que o casamento vai durar por longo tempo ou apenas existe um parceiro ou parceira sexual na vida do indivíduo.
Poligamia como o próprio nome diz, é o indivíduo que tem mais de uma esposa ou companheira.
4 - Falar das principais técnicas dos autores que são demonstradas no filme.
Jung utiliza a técnica de associação de palavras, aonde sua paciente vai simplesmente conversando com ele e a partir daí ele faz sua