Multilateralismo
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE QUIRINÓPOLIS
ACADÊMICO: TIAGO MANOEL
UNIDADE 2
Associações Multilaterais, Conflitos e Guerras
Multilateralismo é um termo nas relações internacionais que se refere a vários países trabalhando em conjunto sobre um determinado tema. Seja na forma de associação numa aliança ou dentro de uma instituição internacional, o multilateralismo é necessário para vincular os excessos de poder, inibir o unilateralismo e permitir aos poderes menores o espaço de fala e oportunidades de voto os quais não seriam possíveis de outra forma.
As Relações Internacionais (abreviadas como RI ou REL) visam ao estudo sistemático das relações políticas, econômicas e sociais entre diferentes países cujos reflexos transcendam as fronteiras de um Estado, as empresas, tenham como locus o sistema internacional. Entre os atores internacionais, destacam-se os Estados, as empresas transnacionais, as organizações internacionais e as organizações não-governamentais. Pode se focar tanto na política externa de determinado Estado, quanto no conjunto estrutural das interações entre os atores internacionais.
Geografia das guerras e a politica de violência
Segundo os dicionários, guerra é a luta armada entre nações ou partidos. Mas essa definição não é suficiente para entendermos o assunto, porque alguém pode achar que a guerra é uma simples luta feroz pela destruição e morte do inimigo. Não é só isso. A guerra é a continuação da ação dos políticos para atingir seus objetivos, quando falham todos os instrumentos pacíficos. Em outras palavras, quando uma nação deseja muito alguma coisa que pertence a outra nação, ela vai tentar consegui-la por meio de conversas, de negociações, de trocas e de outros meios pacíficos. Se essa nação não aceitar nada disso, e ainda assim a primeira nação continuar com seus objetivos, ela poderá ir à guerra para resolver o problema.
A decisão de entrar em guerra