Pratica 7 Fisica Experimental UFC
Os objetivos referentes a prática 7 estão relacionados a determinação da velocidade do som no ar como uma aplicação de ressonância.
Material Utilizado
Cano de PVC com êmbolo;
Diapasão de frequência conhecida;
Martelo de borracha;
Termômetro Digital;
Paquímetro;
Trena.
Introdução Teórica
Antes de definir a velocidade do som é interessante comentarmos sobre ondas. Estas que se definem como qualquer perturbação que se propaga no em espaço ou em um meio qualquer. Dessa forma, tem-se que as ondas são classificadas de acordo com sua natureza, sua direção e sua energia de propagação. De acordo com sua natureza, elas são classificadas em ondas mecânicas, ou seja, que se propagam em meio matérias, a exemplo da ondas marítima e ondas eletromagnéticas, que se propagam no vácuo, a exemplo da luz solar. De acordo com a sua direção de vibração, temos que as ondas se classificam como ondas transversais, quando as partículas do meio de propagação vibram perpendicularmente à direção de propagação da onda e ondas longitudinais, quando as partículas do meio de propagação vibram na mesma direção em que a onda se propaga, como é o caso das ondas sonoras. Quanto a direção de propagação as ondas se classificam como unidimensionais, ou seja propagam-se em apenas uma direção, bidimensionais, isto é, que se propaga em duas dimensões e tridimensionais que se propaga em três dimensões.
As ondas possuem propriedades peculiares, tais como: a velocidade de propagação, a amplitude, o período e a frequência.
O comprimento de uma onda pode ser calculado através da seguinte equação: Já a velocidade uma onda pode ser encontrada através da seguinte equação:
Dessa forma, sabe-se que cada corpo possui uma frequência natural de