trabalhos
Com 2500 anos, a Arte da Guerra é um dos escritos mais antigos do mundo, e mesmo assim não deixa de ser fonte legitima de muita sabedoria e boa filosofia de vida.
“Deste modo, embora tenhamos ouvido falar de pressa estúpida na guerra, a inteligência nunca foi vista associada a grandes demoras.” – Sun Tzu, Cap. II-5
Embora seja importante planejar e preparar, no final não devemos ficar presos ao excesso de perfeccionismo e prudência.
Sun tzu em ponto nenhum da sua obra sugere que se parta para o combate despreparado ou precipitadamente. O que ele defende é que uma decisão tem que ser seguida de uma ação – sem ação tomada, não há decisão verdadeira.
“O hábil utilizador de homens utilizará o sábio, o valente, o ambicioso e o estúpido. Porque o sábio adora estabelecer o seu mérito, o valente gosta de mostrar a sua coragem em ação, o ambicioso é rápido a aproveitar-se das oportunidades, e o estúpido não tem medo da morte.” – Cap. III-15
Eliminemos da nossa mente a ideia de que há pessoas sem valor; de que há pessoas que não servem para nada.
Podemos pensar que podemos aprender algo com a pessoa mais humilde, menos inteligente, menos educada do mundo.
Toda a pessoa tem uma percepção diferente do mundo. Os nossos sentidos absorvem milhares de informações por segundo, mas o nosso cérebro, conscientemente, só consegue processar centenas.
Se toda as pessoas tem uma percepção diferente do mundo, mas reconhecemos que o mundo é só um e único, significa que todos os que nos rodeiam podem, legitimamente, ter conhecimento válido que podemos nao ter.Não podemos julgar os outros; podemos não aceitar as opiniões deles, podemos até saber que estão objetivamente errados em alguns assuntos, mas não podemos duvidar que,seja com facilidade ou esforço, seja direta ou indiretamente, podemos sempre aprender algo com eles.
“Acautelarmo-nos contra a derrota está em nossas mãos, mas a oportunidade de derrotar o inimigo é