Trabalhos
Planificação de um dia no Ensino Pré - Escolar
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIDADE CURRICULAR:
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DA MOTIVAÇÃO
Docente: Professor Hugo Pinto
14 Junho de 2012
2º Ano/2ºSemestre – 2011/2012-Turma:2 A
1. Introdução
A educação pré-escolar tem vindo nos últimos anos a adquirir extrema importância no sistema educativo português, a qual é considerada a primeira etapa da educação básica. No entanto a educação pré-escolar só surtirá efeito na vida da criança se a prática for de qualidade. A escolha de uma ou mais perspetivas pedagógicas orientam o educador na sua prática profissional, e ajudam a criança no seu desenvolvimento harmonioso.
As etapas que consideramos necessárias e prévias serão apresentadas de forma sequencial tal como se procede no jardim-de-infância, com crianças em idade pré-escolar, englobando objetivos, meios e atividades a desenvolver.
Este trabalho será baseado em material teórico e cientifico de autores que apoiam a Teoria Sócio Construtivista, várias metodologias, entre outras referências pedagógicas no âmbito da educação pré-escolar.
2. Enquadramento Teórico
Durante o processo de ensino aprendizagem, a teoria sócio construtivista é a mais defendida, uma vez que proporciona às crianças atividades estimulantes, no sentido de serem elas próprias a construir o seu próprio conhecimento, através da ação, a criança aprende fazendo, apoiando-se numa dinâmica criadora, participativa, e deste modo torna-se possível criar aprendizagens bastante significativas para os alunos, pois são eles que se tornam o centro da ação.
Esta construção é um ato de aprendizagem pessoal, em que a criança “aprende a aprender”, mas não se encontra isolado, pois os educadores/professores, os pais, os grupos de pares, têm um papel muito importante na construção do saber, principalmente os