Contabilidade
OBJETIVOS
Analise esquerda do Balanço - a decisão de investimento da empresa - “ como gastar dinheiro”.
Aborda a avaliação de investimento reais , sendo apresentados e discutidos vários métodos de avaliação. As metodologias de avaliação são aplicadas tanto à avaliação de projetos de investimentos como de empresas.
Lado direito do balanço – problemas relacionados com o financiamento dos investimentos – “como obter dinheiro”.
Relaciona as decisões de investimento com a sua forma de financiamento, bem como o respetivo planeamento financeiro. Em particular, as decisões quanto à estrutura de capital.
Finanças é a arte e a ciência da gestão de recursos, ou seja, é o estudo de como as pessoas aplicam os seus recursos escassos. •O estudo das finanças no âmbito empresarial refere-se à tomada de decisões com o objetivo da maximização da função objetivo, quer em utilidade como retorno esperado, quer em criação de valor.
•Ao nível micro as finanças são o estudo do planeamento financeiro, da gestão de activos e da obtenção de fundos das empresas e instituições financeiras.
O termo Finanças pode assim incorporar os seguintes itens:
O estudo do dinheiro e outros activos. A gestão e controlo destes activos (recursos). Analisar e gerir o risco dos projetos. Como verbo, "financiar" significa fornecer fundos negócios e projetos.
Definição de Finanças Empresariais:
• Gestão de recursos Financeiros
• Disciplina que estuda a tomada de decisão financeira com o objetivo de maximização da criação de valor (de mercado) baseada na aplicação de modelos de avaliação financeira.
Objetivo das Finanças Empresariais: Maximizar a riqueza dos acionistas através da Administração Financeira Funções da Administração Financeira: 1. Avaliar os investimentos da empresa 2. Avaliar e obter recursos para a empresa
3. Administrar recursos de curto prazo
Princípios das Finanças Empresariais:
Investimento