trabalhos
Data: 12 de agosto de 2014
Professor: Edmilson
Aluna: Ivana Lopes dos Santos
Série 1º ano c
Introdução
Por meio deste trabalho serão esclarecidos todos os detalhes sobre o sistema músculo esquelético. O objetivo é abordar os conceitos, as funções, a classificação, a estrutura, os principais músculos e ossos, a relação com o exercício e as doenças hipocinéticas.
Desenvolvimento.
Conceito do sistema muscular:
O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar e etc.
Funções:
Ele desempenha diversas funções como: sustentação junto ao ossos, absorção de medicamentos e vacinas, o coração é responsável por bombear o sangue, os músculos lisos que estão presentes principalmente nos intestinos são responsáveis pelo peristaltismo (trânsito intestinal), entre outras.
Classificação:
Quanto à forma do músculo e arranjo de suas fibras:
A função do músculo esta relacionada à sua forma e arranjo de suas fibras. Os músculos têm suas fibras dispostas paralelas ou oblíquas à direção de tração exercida ou ao tendão.
Na disposição paralela das fibras, há predomínio apenas do comprimento muscular como, nos músculos longos, curtos, circulares e largos.
Nos músculos longos é comum notar uma convergência de fibras musculares em direção aos tendões de origem e inserção, sendo que a parte média tem um diâmetro maior que as extremidades, chamados de fusiforme.
Também na disposição paralela das fibras, há equivalência do comprimento e