Resumo de Filosofia
Conceitos fundamentais: Governo, Estado e Sociedade.
ESTADO: é uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima “Um governo, um povo, um território”. O Estado é responsável pela organização e pelo controle social.
SOCIEDADE: uma sociedade é um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.
GOVERNO: em ciência política, chama-se forma de governo (ou sistema político) o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder político sobre a sociedade.
PODER: é a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos. Essa capacidade é bastante abrangente pode se referir a pessoas- indivíduos e grupos sociais- coisas e animais.Os modos de se exercer o poder são múltiplos, vai da influência à persuasão, da manipulação à coerção. O que se pode extrair daí, é que a execução do poder se reduz, sempre, a uma relação de conflito entre as partes integrantes.
FUNDAMENTOS DO PODER
Poder Teocrático - Poder Hereditário - Poder Aristocrático - Poder Democrático
Não existe relação social onde não esteja presente, de qualquer forma, a ação do poder; no entanto ela é mais notável na política. Segundo Max Weber a relação de mando e obediência na política não se resume em fundamentos materiais ou em mero ato de obediência dos súditos, mas também e principalmente num específico fundamento de legitimidade.
A FILOSOFIA