Trabalhos
Projeto realizado e apresentado à Disciplina de Projeto de Pesquisa em Serviço Social do curso de Serviço Social.
Alunos:
Angela Santos de Carvalho – RA 234511
Edjane Silva Santos – RA 225314
Edmara Cunha Alves – RA 219356
Joel Correia Santana – RA 200356
Oslenir Ribeiro Dias – RA 22383
Resumo do texto:
O texto relata que toda a vez que nos defrontamos com a tarefa de escrever um texto acadêmico, seja uma monografia, uma dissertação, uma tese ou um artigo, mobilizamos nossas imagens sobre o que é ciência, e sobre o que é produção de conhecimento cientifico. Essas imagens também se apresentam quando desejamos realizar uma pesquisa, estuda um tema de modo mais sistemático, ainda que não desejemos escrever um trabalho acadêmico.
No senso comum, ciência é uma forma peculiar de produzir conhecimento objetivo. Objetividade, ainda nesse senso comum, contrapõe-se à subjetividade. Um conhecimento objetivo seria aquele que independente das posições de um sujeito qualquer. Tal forma de conhecimento ainda nessa imagem comum, falaria da realidade, e não das opiniões desse ou daquele individuo, desse ou daquele grupo social.
A imagem da ciência ainda predominante do senso comum é a de uma prática capaz de revelar aspectos ocultos da realidade, inacessíveis aos mortais, a não ser através da pratica cientifica.
Adotar o método cientifica seria a melhor forma de se chegar a verdade, de descobrir, para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade.
Aplicar as metodologias científicas parece algo muito especial, quase inalcançável. Quando nos debruçamos sobre a tarefa, encontramos algo muito distinto da metodologia tão idealizada.
O filósofo Karl Popper argumentava que o conhecimento científico não pode jamais